14 de mai. de 2020

Não discuta sobre predestinação!


Segunda Epístola do Apóstolo João. 
Só há um capítulo, em seus versículos 8 a 11.

Olhai por vós mesmos, para que não percamos o que temos ganho, antes recebamos o inteiro galardão. Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho. Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras.


Reflexão:

Fico imaginando se é razoável pensar que o Senhor Deus nos deixaria na Bíblia um ensinamento qualquer que deixaria mais propensos a pecar...

Imagine uma situação comum do cotidiano em que duas pessoas tem 10 mil reais e precisam usar parte desse dinheiro com missionários. Qual deles você acha que vai ter investido mais depois de algum tempo, o mais preocupado ou o mais despreocupado com salvação?

Imagine que Satanás recebe a permissão do Senhor para tentar dois homens com uma mulher atraente e provocante, qual está mais propenso a pecar, o mais preocupado ou o mais despreocupado com salvação?

Não acredito que o Senhor Deus inspiraria nenhum pastor ou irmão a me ensinar qualquer coisa que me pusesse em risco de pecar. Sem dúvida a salvação se ganha, não temos que morrer para pagar o preço dos nossos pecados passados. Mas, se eu me arrependo das minhas más obras passadas, eu ganho, pela fé no Senhor Jesus Cristo, a minha Salvação.

Se depois de eu ter recebido a minha salvação, a minha coroa, eu ler:

"Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa."

Apocalipse 3:11

E depois de ler isso eu começar a ficar preocupado com meu desempenho na fé, principalmente agora que eu sou exemplo de moral na sociedade. Se eu começar a me preocupar com o meu dever de obedecer à Palavra de Deus, de perseverar na doutrina de Cristo, que é mais radical do que a doutrina dos Dez Mandamentos, afinal Jesus ensinou que peca-se apenas com um pensamento... e tudo isso me deixar em vigilância constante, em um estado contínuo de oração, jejum e luta diária você há de concordar comigo que minha chance de pecar será menor. E mais, você vai perceber que eu estou com um estilo de vida mais semelhante ao do próprio Senhor Jesus.

Observe bem: 

Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.

Hebreus 4:15

Ainda em Hebreus, agora veja a recomendação que nos é dada e o exemplo que nos deixou o nosso mestre Jesus: 

Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.
Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos. Ainda não resististes até ao sangue, combatendo contra o pecado.

Hebreus 12:1-4
 

Para se manter obediente diante do foco da sua missão aqui na terra, nosso Senhor Jesus resistiu até suar gotas de sangue! E esse esforço do nosso Senhor é usado como exemplo real de até aonde pode chegar a luta de alguém contra o pecado. O escritor de Hebreus está argumentando que o fato de não termos tido a necessidade de resistir até tal ponto, não devemos peder as esperanças e desanimar. Afinal, o mesmo poder que ressuscitou a Jesus Cristo dos mortos, através do próprio Espírito Santo, está disponível para usarmos para vencer o mundo. 

Não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações:
Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação;
Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos;
E qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder,
Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus,
Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro;
E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja,
Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.

Efésios 1:16-23


Perceba que o texto de Paulo está orientando sobre qual é a esperança da nossa vocação. Onde diz "a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos"está falando de um grande poder vindo de Deus sobre nós, os salvos, e que foi manifestado por Deus, comparativamente, em Jesus Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos. Tremendo!

O apóstolo João, no texto citado no início, 2 João 1:8-11 avisa claramente aos que são salvos quando direciona sua recomendação a um grupo de pessoas ao qual ele mesmo se inclui em seguida: "Olhai por vós mesmos, para que não percamos o que temos ganho, antes recebamos o inteiro galardão."  

E ele exorta: "Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho."

O termo prevaricar, uma palavra não muito comum em nosso dia-a-dia, pelo dicionário de Portugal Priberam, significa: "Trair, por interesse ou má-fé, os deveres do seu cargo ou ministério ou abusar do exercício do cargo". 

Como os portugueses dizem, "vem a calhar" o uso desse termo prevaricar, pois fala de alguém que trai os deveres de seu cargo e que, por isso, João avisa, porde não receber o "inteiro galardão", a salvação. E João se inclui nesse grupo que deve estar avisado. 

E João orienta: "Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras." 

A quem quer dizer algo contrário, ou quer questionar o que está dito, João diz: não é para receber em casa, nem sequer saudar. Ou seja, nem mesmo dizer "oi". E ao que dize um simples "oi" para esses que se dizem muitas vezes "teólogos" o apóstolo João afirma que toma parte das suas más obras. Isso significa se contaminar com o mundo. 




  
 

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