8 de mai. de 2020

Como vencer a ansiedade?

Caminhando Jesus e os seus discípulos, chegaram a um povoado, onde certa mulher chamada Marta o recebeu em sua casa.
Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo-lhe a palavra.
Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. E, aproximando-se dele, perguntou: "Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude! "
Respondeu o Senhor: "Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas;
todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada".

Lucas 10:38-42


Você está cansado? Ansioso? Está triste? Decepcionado? Sem prazer na vida?

Seus problemas acabaram! E não é propaganda do 011-14-06. É sério!

Jesus ensinou e não tem segredo algum!

A resposta é que você está querendo coisas demais! Essa foi inclusive uma frase que um amigo ouviu de sua terapeuta e me falou há muito tempo e que, na época, me fez mudar bastante e colho benefícios dessa frase até hoje.

Olha só quem falou isso primeiro? O Senhor Jesus, o maior terapeuta de toda a história, e que, como está vivo, continua sendo meu Maravilhoso Conselheiro!

Aqui nessa linda história Jesus diz exatamente isso para Marta, quando ela, descontente, reclama da falta de ajuda em suas tarefas, ela até reclama que Jesus está indiferente quando diz: "não te importas?".

E às vezes oramos reclamando da falta disso, falta daquilo, desamparo divino, tristeza, falta de objetivo na vida, pedimos socorro, quando não pedimos até para que o Senhor nos leve embora para o céu.

A resposta de Jesus é simples, simples, simples, infinitamente simples.

"Você está preocupada e inquieta com muitas coisas".

Isso significa exatamente isso: você está querendo coisas demais.

Calma! Se controle! Dê um basta em suas vontades! Dê um basta em seus desejos! Diga não a si mesmo!

E Jesus completa: Só te falta uma coisa. Ou seja, só precisamos realmente de uma coisa na vida para sermos felizes!

E diz o que é: Maria escolheu a boa parte.
O que Maria fez? Sentou-se para ouvir Jesus.

Quando experimentamos ansiedade, a sensação é de frustração por que sentimos que o trabalho é maior que nossas capacidades. As nossas obrigações são infinitas, colocamos em nossa mente que não podemos deixar de cumprir nenhumas das inúmeras tarefas que nos damos. E mais, temos que nos superar. Nossa sociedade determina que sucesso é ir além dos outros. Não basta nos esforçarmos, para obtermos aprovação e admiração dos outros é preciso estarmos além da maioria. Como sabemos das nossas limitações, que temos um corpo que precisa comer, dormir, descansar, sorrir com a família e com os amigos, enfim, temos inúmeras necessidades básicas além de dedicamos nossos esforços a tarefas infindáveis. O resultado em nossa mente da sensação de incapacidade diante da obrigação das tarefas é a tristeza. Sensação de perda do que nunca conseguiremos.

Aí reclamamos a quem está mais próximo, ou a quem tem mais poder, a Jesus! Mas perceba que Jesus usa o poder de Deus com tamanha responsabilidade que quando Satanás o desafiou para que Ele provasse que era o Filho de Deus transformando uma pedra em pão, Jesus não quis fazê-lo e disse: "nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que procede da boca de Deus".

Ou seja, o poder de Deus entregue a nós não tem a finalidade de nos dar benefícios humanos e terrenos ("deleites e prazeres" em Tiago 4:3).
Não adianta reclamar e ficar se lamentando com Deus, não adianta mesmo! Ele não transformou aquela pedra em pão e não mandou Maria se levantar para ajudar Marta. Na hora certa, os anjos vieram o serviram a Jesus, com certeza lhe trouxeram alimento e, na hora certa, Marta pode terminar as tarefas de casa.

Para sermos felizes, precisamos de termos uma tarefa na vida e termos a sensação de que estamos avançando nessa tarefa, estamos conquistando novas fases dessa tarefa com o passar do tempo, estamos correndo na direção certa, estamos caminhando com uma sensação de aprovação (por Deus, que é quem importa). Isso traz alegria!

Então, em primeiro lugar, é preciso revermos o que queremos para as nossas vidas. Quais ou qual o objetivo que traçamos para nós mesmos? Será que é o mesmo que Jesus tem para nossas vidas? Para saber a resposa, é preciso ouví-lo. Para ouví-lo, é preciso parar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário