29 de out. de 2013

Nadabe e Abiú

Levítico 10:1-3
"Nadabe e Abiú, filhos de Arão, pegaram cada um seu incensário, nos quais acenderam fogo, acrescentaram incenso, e trouxeram fogo profano perante o SENHOR, sem que tivessem sido autorizados. Então saiu fogo da presença do SENHOR e os consumiu. Morreram perante o SENHOR. Moisés então disse a Arão: Foi isto que o SENHOR disse: Aos que de mim se aproximam SANTO me mostrarei; à vista de todo o povo glorificado serei."
Arão, porém, ficou em silêncio.

Santidade

Nosso Pai é Santo. Essa característica de Deus é salientada no livro de Apocalipse:
Apocalipse 4:8
"E os quatro animais tinham, cada um de per si, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir."

É repetido dia e noite nos céus: Santo, Santo, Santo. O que nos leva a entender que Deus deve ser respeitado, honrado, reverenciado e principalmente, temido. É comum vermos ser salientado o amor como a principal característica de Deus, sim, Deus é cheio de amor. O que pessoalmente acho interessante é que nos Céus, não é repetido: Amor, Amor, Amor. Mas Santo, Santo, Santo. É preciso ver Deus como Ele quer ser visto, não como queremos vê-lo...


O exemplo de Nebade e Abiú

Veja estes textos:

Êxodo 30:1
"E farás um altar para queimar o incenso; de madeira de acácia o farás."
Êxodo 30:7-9
"E Arão sobre ele queimará o incenso das especiarias; cada manhã, quando puser em ordem as lâmpadas, o queimará.
E, acendendo Arão as lâmpadas à tarde, o queimará; este será incenso contínuo perante o Senhor pelas vossas gerações.
Não oferecereis sobre ele incenso estranho, nem holocausto, nem oferta; nem tampouco derramareis sobre ele libações."

Aqui vemos que Deus havia instruído Moisés claramente o que deveria ser feito com relação à oferta de incenso, havia um local específico, um altar exclusivo para incenso, um horário específico, e um alguém responsável por essas ofertas. Nadabe e Abiú estavam cientes disso, mas desobedeceram a ordem de Deus, porque, nem mesmo eram eles quem deveriam estar oferecendo incenso, mas sim Arão. E, como consequência, foram castigados de uma forma terrível.

A resposta de Deus

"Aos que de mim se aproximam Santo me mostrarei; a vista de todos glorificado serei."

Não há segredo nessas palavras de Deus, elas inclusive seguem a mesma linha de raciocínio de Isaías.

Isaías 48:11.
"Por amor de mim mesmo, por amor de mim mesmo, eu faço isso. Como posso permitir que eu mesmo seja difamado? Não darei minha glória a um outro."

Uma das muitas lições que posso aprender dessa passagem que relata a história do castigo dos filhos de Arão é:

Quem se aproxima de Deus, deve estar preparado. Às vezes, quando nos arrependemos de um pecado e nos aproximamos de Deus, pensamos que tudo irá melhorar na nossa vida agora que estamos "dando uma chance para Deus". Sim, tudo irá melhorar! Mas será que o conceito de melhorar para Deus é o mesmo conceito de melhorar que nós temos? O que Deus, agora nosso Pai, quer é uma mudança de caráter que deve seguir o arrependimento, o que Jesus chamou de nascer de novo, conceito que é repetido no batismo nas águas. Para Deus, o importante é desenvolvermos o caráter de Jesus, que é sinal de conversão. Isso é melhorar a vida na perspectiva de Deus. O problema na minha vida e particular é que muitas vezes eu acho que melhorar a minha vida é ter mais dinheiro para minha conta, assim eu vou andar com os meus débitos em dia, vou pagar tudo à vista, vou sair do aluguel e o nome do Senhor será glorificado...  Espera aí, quem mandou eu comprar, comprar e comprar a ponto de me endividar? E se o meu coração é tão duro que é necessário me manter em situação financeira limitada para que eu aprenda o caráter de Jesus? E se a cada pequena benção financeira que Deus me dá eu acabo desagradando Ele? O que tem acontecido é que, se no final do mês meu dinheiro não é suficiente para pagar tudo que eu havia programado, começo a reclamar de Deus e a pensar que Ele tem falhado comigo e que o castigo de Deus sobre mim é maior do que o que eu posso suportar, etc, etc, etc. Sabe o que acontece em seguida? Fico triste, paro de orar. Ler a Bíblia fico difícil e ir à reunião da Igreja fica tão pesado. Satanás rapidamente me joga pensamentos de reclamação acompanhados de, aparentemente, bons momentos da velha vida. Daí em diante é uma cascata de eventos que culminam no pecado e num homem de personalidade terrível, repugnante. E o que fazer agora que tenho que ir à igreja pregar, me arrepender? Não. Coloco uma máscara e assumo um comportamento de cristão bonzinho. É terrível viver uma vida de dupla personalidade. Uma boca que fala palavras de bênção e de maldição, uma fonte que jorra água doce e água salgada. Irmãos, isso não pode ser assim! Não, não, não não, não, não, não, não, não, não, não, não. Essa vida é uma passagem direta ao Inferno, tenho certeza.
É preciso nos aproximarmos de Deus e receber dele tudo o que ele quer para nós, as coisas boas e as coisas ruins. As coisas boas vem porque Deus é bom, e as ruins servem para nos tratar.


O problema está em mim! Sem dúvida!

Eu tinha mania de aplicar o texto bíblico "posso todas as coisas naquele que me fortalece" na minha vida para situações como passar em provas na escola, orar e receber pela fé minha benção financeira, ou de maneira muito ignorante até passar num sinal vermelho e repetir esse versículo.
Na realidade, essa frase foi dita pelo Apóstolo Paulo para se referir à capacidade que Deus o havia concedido de suportar situações extremas, como pobreza e riqueza, fartura e escassez. Deus o havia ensinado a não se orgulhar na riqueza e a estar plenamente satisfeito tendo simplesmente o que comer e o que se vestir.
Paulo era um homem simples. E é exatamente isso o que Deus quer para nós, a simplicidade. Às vezes, quando confessamos um pecado, nos aproximamos de Deus em oração, procuramos agradá-lo nos mínimos detalhes começam a surgir situações nas nossas vidas de aparente fracasso, nos dando a sensação de estarmos sendo queimados por um fogo intenso de provação, quase a ponto de não suportarmos mais. Pedro nos avisou em sua primeira carta:

1 Pedro 1:6-7
"Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação.
Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado."

O fogo que incendeia a igreja e alegra a os irmãos na reunião de vigília na sexta-feira é o mesmo fogo que nos prova, que nos refina, que nos purifica.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário