25 de mai. de 2015

Qual muralha vamos reconstruir?

11 Cheguei a Jerusalém e, depois de ter passado ali três dias,
12 levantei-me durante a noite acompanhado de um pequeno grupo de homens, sem dizer a ninguém o que o meu Deus me inspirara fazer por Jerusalém. Não tinha comigo outro animal, senão aquele em que montava.13 Saí à noite pela porta do Vale, e dirigi-me à fonte do Dragão e à porta da Esterqueira; verifiquei que as muralhas de Jerusalém estavam arruinadas e que as portas estavam consumidas pelo fogo.14 Prossegui rumo à porta da Fonte e à piscina do Rei; mas não havia ali lugar para passagem com a minha montaria.15 Subi então à noite ao barranco, examinei a muralha, retomei em seguida o mesmo caminho e reentrei pela porta do Vale.16 Os magistrados ignoravam onde eu tinha ido e o que queria fazer. Até aquele momento, eu nada havia deixado transparecer, nem aos Judeus, nem aos sacerdotes, nem aos homens importantes, nem aos magistrados, nem às demais pessoas do povo que se ocupavam dos trabalhos.17 Disse-lhes então: Vede a miséria em que estamos; Jerusalém devastada, suas portas consumidas pelo fogo! Vinde; reconstruamos as muralhas da cidade e ponhamos termo a esta humilhante situação.18 Contei-lhes em seguida como a mão de meu Deus me favorecera e narrei-lhes tudo o que dissera o rei. Gritaram todos: Vamos! Reconstruamos! E com coragem puseram-se a trabalhar nessa boa obra.Neemias 2:11-18



O Senhor despertou a reconstrução das muralhas de Jerusalém no coração de Neemias.
Ele poderia ficar na sua vida acomodada, mas resolveu agir.

Houve um grupo que obedeceu.
E outro que desobedeceu. (Neemias 3:5)

Reconstrução das muralhas representa em nossas vidas a reconstrução de uma personalidade, de um caráter moldado à imagem do nosso Senhor Jesus Cristo.  
(Provérbios 25:28)
Essa reconstrução é a tarefa de todo o crente. E o nosso Senhor Jesus falou sobre essa reconstrução:

25 Muito povo acompanhava Jesus. Voltando-se, disse-lhes:
26 Se alguém vem a mim e não odeia seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos, suas irmãs e até a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.
27 E quem não carrega a sua cruz e me segue, não pode ser meu discípulo.
28 Quem de vós, querendo fazer uma construção, antes não se senta para calcular os gastos que são necessários, a fim de ver se tem com que acabá-la?
29 Para que, depois que tiver lançado os alicerces e não puder acabá-la, todos os que o virem não comecem a zombar dele,
30 dizendo: Este homem principiou a edificar, mas não pode terminar.
31 Ou qual é o rei que, estando para guerrear com outro rei, não se senta primeiro para considerar se com dez mil homens poderá enfrentar o que vem contra ele com vinte mil?
32 De outra maneira, quando o outro ainda está longe, envia-lhe embaixadores para tratar da paz.
33 Assim, pois, qualquer um de vós que não renuncia a tudo o que possui não pode ser meu discípulo.
34 O sal é uma coisa boa, mas se ele perder o seu sabor, com que o recuperará?
35 Não servirá nem para a terra nem para adubo, mas lançar-se-á fora. O que tem ouvidos para ouvir, ouça!
Lucas 14:25-35


A primeira tarefa de um crente é a reconstrução de um caráter de Jesus na sua vida. 
O que adianta ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma.
Deixe a sua oferta diante do altar e vá reconciliar-se com seu irmão.
É necessário abandonar a velha vida.
É necessário deixar Jesus operar na nossa vida o seu caráter.

O que acontece quando deixamos a reconstrução de lado?
Se rejeitamos o agir de Deus nas nossas vidas, então as características do velho homem podem reaparecer. Ao fazer isso, estamos reconstruindo o velho homem. Quais são as consequências?

26 Então proferiu Josué este juramento: Maldito seja diante do Senhor quem tentar reconstruir esta cidade de Jericó! Será ao preço do seu primogênito que lhe lançará os primeiros fundamentos, e será à custa do último de seus filhos, que lhe porá as portas!
Josué 6:26

No tempo de Acab, Hiel de Betel reconstruiu Jericó. Lançou-lhe os alicerces ao preço de Abirão, seu primogênito, e pôs-lhe as portas ao preço de Segub, seu último filho, assim como o Senhor o predissera pela boca de Josué, filho de Num. 
1 Reis 16:34

Se nós não nos arrependermos, Satanás e seus demônios vem para destruir não somente as nossas vidas, mas as vidas da nossa família também. 

É hora de interromper esse ciclo.
É hora de nos arrependermos.
É hora de mandarmos o inimigo embora. 
Chega!
Deixar a santidade do Senhor nosso Deus se manifestar nas nossas vidas. 
Se obedecermos: As Promessas se cumprem! 2 Conríntios 6:14-18
Se mantivermos a desobediência: Levítico 10:1-3.
1 Coríntios 11:28-32.

É hora de arrependimento. Vamos orar.









Nenhum comentário:

Postar um comentário